Circulação Pai Felipe O Rei Batuqueiro
Projeto contemplado no 3º Concurso de Arte Preta de Santos, realizado pela Prefeitura Municipal de Santos e Secretaria de Cultura (SECULT)
PORTFÓLIO DIGITAL

O projeto Circulação Pai Felipe O Rei Batuqueiro foi desenvolvido com o objetivo de valorizar a memória do mestre griô Pai Felipe e difundir a cultura popular afro-brasileira em espaços públicos da cidade de Santos. Contemplado no 3º Concurso Arte Preta, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o projeto reuniu crianças, artistas, educadores e a comunidade para celebrar a ancestralidade por meio da música, da poesia e do batuque. Fruto do álbum homônimo lançado em 2024 com recursos da Lei Paulo Gustavo, a circulação transformou o repertório em espetáculos ao ar livre, realizados em três regiões distintas do município — Orquidário Municipal (Zona da Praia), Casa das Culturas (Centro Histórico) e Associação Cantinho Feliz (Zona Noroeste) — cumprindo a proposta de atingir diferentes territórios e públicos. As apresentações envolveram crianças participantes das atividades da OCABS – Organização Cultural e Artística da Baixada Santista em parceria com a Associação Cantinho Feliz e com a Liga Carnavalesca de Blocos e Bandas Vicentina (LICABBV), que subiram ao palco ao lado do artista Giba do Sapatinho, do grupo Batuqueiros Bambas da Baixada, e demais convidados. Cada espetáculo reuniu música, declamação, narrativas, elementos da cultura tradicional e momentos de integração comunitária. Além das apresentações públicas, o projeto proporcionou vivências formativas para as crianças, momentos de ensaio, convivência e fortalecimento territorial. O encerramento, realizado em 16 de novembro de 2025, coincidiu com a celebração dos 5 anos de CNPJ da OCABS, reforçando o compromisso do coletivo com o desenvolvimento cultural da Baixada Santista. Com acesso gratuito em todas as etapas, o projeto cumpriu sua missão de promover a representatividade, ampliar o acesso à cultura e valorizar as expressões artísticas de matriz africana, consolidando a trajetória de Pai Felipe como símbolo de resistência, tradição e pertencimento.
FICHA TÉCNICA
PRODUÇÃO CULTURAL: OCABS – Organização Cultural e Artística da Baixada Santista. PROPONENTE: Giba do Sapatinho. DIREÇÃO DE PROJETOS: Cris Teodósio. DIREÇÃO MUSICAL: Mano Jotta R. ELENCO MUSICAL: Giba do Sapatinho, Vander do Surdo, Valtinho do Castelo, Roberto Azevedo, Mell Angelis, participações das crianças da Associação Cantinho Feliz em parceria e sob coordenação da LICABBV - Liga Carnavalesca de Blocos e Bandas Vicentina. CRIAÇÃO E CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO: Giba do Sapatinho & Clube de Bambas. PRODUÇÃO EXECUTIVA: Gilberto de Oliveira. REGISTRO AUDIOVISUAL: Equipe OCABS. DESIGN E DIVULGAÇÃO DIGITAL: OCABS – Comunicação. LOCAIS DE REALIZAÇÃO: Orquidário Municipal de Santos (21/09/2025), Casa das Culturas de Santos (25/10/2025) e Associação Cantinho Feliz – Zona Noroeste (16/11/2025). CONTEMPLAÇÃO / REALIZAÇÃO: 3º Concurso de Arte Preta de Santos - Prefeitura Municipal de Santos • Secretaria de Cultura (SECULT).
ACESSIBILIDADE
Página avaliada com Access Monitor em 18/11/2025. Relatório de práticas de acessibilidade Web (WCAG 2.1 do W3C).












